sexta-feira, 17 de agosto de 2012

SESI VILA DAS MERCÊS E EDUCATIVO BIENAL REALIZAM ENCONTRO DE FORMAÇÃO EM ARTE CONTEMPORÂNEA


A atividade gratuita acontece no dia 29 de agosto, das 14h às 17h.
As inscrições estão abertas via internet para interessados a partir de 15 anos.


São Paulo, 17/8/2012 - O SESI Vila das Mercês e o Educativo Bienal realizam no dia 29 de agosto (quarta-feira), das 14h às 17h, o Encontro de Formação em Arte Contemporânea – parte inicial do projeto que contará com encontros e exibições de obras de videoarte da 30ª Bienal em 53 unidades do SESI-SP. A intenção dos encontros é propor reflexões que levem em consideração experiências pessoais como forma de aproximação com a arte. As atividades são recomendadas para interessados a partir de 15 anos.

A iniciativa levará, gratuitamente, arte contemporânea e obras da 30ª Bienal de São Paulo em Encontros de Formação e exibições de videoarte que envolverão um público de mais de 40 mil pessoas nos próximos 5 anos.  

Na primeira etapa do projeto serão realizados Encontros de Formação em Arte Contemporânea nos 20 Centros de Atividades do SESI-SP. Nesses encontros, com três horas de duração cada, serão discutidos os conceitos curatoriais, artistas e obras da 30ª Bienal – A iminência das poéticas, que acontecerá no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, na capital paulista, a partir do dia 7 de setembro. O objetivo é oferecer ao público em geral uma aproximação com as obras desta edição da mostra e um aprofundamento dos conceitos da arte contemporânea.

Nos encontros, coordenados pelos educadores do Educativo Bienal, o público em geral (a partir de 15 anos) poderá refletir sobre aspectos conceituais da arte contemporânea e obras da 30ª Bienal. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet – www.sesisp.org.br/cultura/bienal.htm.

Os Encontros de Formação em Arte Contemporânea serão realizados nos Centros de Atividades das unidades do SESI de São José dos Campos, Birigui, Campinas (Amoreiras), Piracicaba, Rio Claro, Mogi das Cruzes, Itapetininga, Marília, Mauá, Santos, Sorocaba, Franca, Araraquara, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Na capital e na Grande São Paulo, o curso será oferecido em Santo André, Osasco, Vila Leopoldina, Vila das Mercês e A.E. Carvalho.

A parceria Educativo Bienal e SESI-SP também contempla uma Mostra Itinerante de Videoarte, que pretende levar ao público em geral obras da 30ª Bienal – A iminência das poéticas. De setembro deste ano até 2016, uma série de obras de videoarte será exibida em 53 unidades do SESI-SP no Estado de São Paulo e na Unidade Móvel de Artes e Cultura.


Sobre a Bienal de São Paulo
A Bienal de São Paulo é considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional das artes visuais, juntamente com a Bienal de Veneza, na Itália, e a Documenta de Kassel, na Alemanha. O evento tem repercussão mundial por projetar novos artistas e refletir as tendências mais marcantes no cenário artístico contemporâneo. A 30ª Bienal - A iminência das poéticas contará com 111 artistas e mais de 2.900 obras e acontecerá no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo, de setembro a dezembro de 2012.

Sobre o SESI-SP Cultura
O SESI São Paulo tem como uma de suas principais missões a democratização do acesso à cultura. Há mais de 40 anos, a instituição oferece ao público apresentações gratuitas. Na capital e em todo o Estado de São Paulo, os Centros Culturais, os Centros de Atividades e os 22 teatros da entidade promovem exposições, espetáculos teatrais e musicais, exibições de filmes e encontros literários. Atuando efetivamente na formação de público para as diferentes linguagens artísticas, o SESI-SP atende cerca de 2 milhões de espectadores anualmente.

SERVIÇO
Encontro de Formação em Arte Contemporânea
Local: Teatro do SESI Vila das Mercês – R. Júlio Felipe Guedes, 138, Vila das Mercês
Data e horário: 29/8 (quarta-feira), das 14h às 17h
Classificação indicativa: 15 anos
Inscrições: www.sesisp.org.br/cultura/bienal.htm
Informações: (11) 2947-8172 / 4677 / 4724
A inscrição e o curso são gratuitos

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Cata-bagulho no Jardim Patente, Parque Fongaro e Vila Arapuã neste sábado


Operação vai percorrer vias recolhendo móveis velhos e objetos inservíveis
Neste sábado, dia 11 de agosto, das 08h00 às 11h00, a Subprefeitura Ipiranga realizará nova Operação Cata-bagulho pelas ruas do Jardim Patente, Vila Cristália, Jardim Seckler, Parque Fongaro, Vila Arapuã e Vila Independência.
A equipe percorrerá o quadrilátero formado pela  Estrada São João Clímaco, Rua Luigi Alamanni, Rua Elias Nagem Haidamus, Rua João Lanhoso,  Av, Marginal (córrego dos Meninos), Av. Marginal Esquerda da Anchieta e Rua Edmundo de Carvalho.

A finalidade da operação é evitar o descarte irregular de entulho e melhorar as condições de limpeza urbana. Os moradores da região poderão se livrar de objetos como móveis velhos, restos de madeiras, colchões, pneus, metais e eletrodomésticos.

Todos os materiais sem utilidade poderão ser deixados nas calçadas para que sejam recolhidos. É importante lembrar que lixo orgânico, restos de construção, materiais tóxicos, resíduos industriais e materiais de jardim e poda não serão removidos.

Caso o munícipe queira se desfazer de algum móvel sem utilidade, mas sua rua não tenha sido contemplada pela Operação Cata - Bagulho, ele pode ligar para o telefone 156 e solicitar a inclusão da via na programação do serviço, ou então se dirigir a qualquer um dos Ecopontos espalhados pela cidade com resíduos de, no máximo, um metro cúbico (equivalente ao volume de uma caixa d'água de mil litros).
Serviço:
Evento: Operação Cata-Bagulho
Locais: Quadrilátero formado pela Estrada São João Clímaco, Rua Luigi Alamanni, Rua Elias Nagem Haidamus, Rua João Lanhoso, Av, Marginal (córrego dos Meninos), Av. Marginal Esquerda da Anchieta e Rua Edmundo de Carvalho.
Data: Sábado, 11 de agosto
Horário: 08h00 às 11h00

Confira abaixo os endereços dos Ecopontos na região do Ipiranga:
Ecoponto Tereza Cristina
Rua Tereza Cristina, 10 (esquina com Av. do Estado)
Horário: 6h00 às 22h00 (de segunda a sábado)
6h às 18h (domingos e feriados)
Fone: 2215-9960

Ecoponto Santa Cruz
Rua Santa Cruz, 1452 (Sob o Viaduto Santa Cruz)
Horário: 6h00 às 22h00 (de segunda a sábado)
6h às 18h (domingos e feriados)
Fone: 5061-8870

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Cades Ipiranga promove concurso de fotografia ambiental



A Subprefeitura Ipiranga em parceria com o Cades– Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da região Ipiranga está com inscrições abertas para a segunda edição do concurso cultural de fotografia ambiental. O objetivo é despertar o interesse de novos talentos ou profissionais, com idade a partir de 18 anos para retratar o tema “A atuação do ser humano, suas iniciativas positivas e negativas, que impactam o meio ambiente”, em especial, espaços públicos ocupados na região como, por exemplo, Cursino, Ipiranga e Sacomã.

O candidato deverá retratar paisagens que compõem nosso cenário, a interferência da atuação do homem no ambiente, as condições degradadas, os trabalhos de preservação, recuperação e prevenção. Em outras palavras, apresentar o empenho dos moradores em manter a qualidade de vida e questionar por meio de imagens os problemas que necessitam de medidas para uma sustentabilidade ambiental.

A Comissão julgadora levará em consideração a originalidade, criatividade, qualidade fotográfica e melhor adequação ao tema. A premiação acontecerá no dia 17/09/2012 na Subprefeitura Ipiranga a partir das 19h30. 
                               
Os interessados devem realizar inscrição na subprefeitura do dia 01/08/2012 até o dia 12/09/2012, às 14h30. A participação só será efetivada mediante o preenchimento da ficha de inscrição, com aceite dos termos do regulamento e envio dos originais. A foto deve estar impressas em papel fotográfico no tamanho de 20cm x 30cm, preto e branco ou em cores, lembrando que cada candidato pode enviar até três fotos.