segunda-feira, 1 de junho de 2009

Trilha no parque Independência desvenda história, fauna e flora

Quem quiser conhecer um pouco mais da história, da fauna de da flora do parque Independência terá oportunidade de participar de trilha monitorada em junho, mês do meio ambiente. O Programa Trilhas Urbanas, desenvolvido pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, desenvolve atividades abertas ao público nos dias 02, 04 e 21 de junho.

Nos dias 02 e 04 o Programa oferece a atividade Tem trilha no bosque - trilha monitorada no Parque Independência sempre a partir das 15h. Numa caminhada leve, acompanhada por monitores, o público conhecerá um pouco mais da história deste parque que está ligado à história da Independência do Brasil. Marco histórico nacional, o Independência tornou-se parque público municipal em 1989, e está localizado na Colina do Ipiranga, em área de cerca de 161.300 m². Compõem este importante patrimônio histórico, cultural e ambiental o Museu Paulista, o Riacho do Ipiranga, a Casa do Grito, o Monumento à Independência e a Cripta Imperial, os jardins franceses, os chafarizes e o bosque.

O denso bosque localizado atrás do Museu do Ipiranga foi construído em 1894 pelo naturalista alemão Herman Von Ihering para ser um horto botânico voltado ao estudo de espécies nativas e à introdução, cultivo e aclimatação de vegetais, sobretudo com finalidade têxtil e alimentar. Integram a paisagem local espécies nativas como Pau Brasil, Jatobá, Guapuruvu, Pau Ferro, Sapucaia, Cedro, Figueira e Araribá, entre outras. A presença de árvores frutíferas propicia alimentação e abrigo para avifauna, que inclui espécies como Periquito-verde, Bem-te-vi, Sanhaço, Tico-tico, Pardal, Coruja-orelhuda, Cambacica, Rolinha, Anu-branco, João-de-barro e Corruíra. Há ainda a presença de Gambás e Sagüis-de-tufo-branco.

A história da região, do parque, sua fauna, flora e particularidades serão desvendadas durante a trilha. O evento é gratuito e para participar basta se dirigir à Administração do Parque às 15h nos dias 02 e 04/06.

Nenhum comentário:

Postar um comentário