quarta-feira, 30 de junho de 2010

SESI VILA DAS MERCÊS APRESENTA A PEÇA PEQUENAS CAQUINHAS

 Montada para explorar as mais diferentes ideias de fazer humor, a comédia abdica de palavras, mas não de sons, para revelar 50 cenas cômicas sobre temas cotidianos. As sessões serão realizadas  nos dias 08/07 (quinta-feira) e 09/07 (sexta-feira), às 20 horas. A entrada é franca.

São Paulo, 30/06/2010 – Nos 08/07 (quinta-feira) e 09/07 (sexta-feira), às 20 horas, o SESI Vila das Mercês apresentará, gratuitamente, o espetáculo Pequenas Caquinhas, do grupo curitibano Antropofocus™. A montagem é uma das 13 selecionadas para integrar o circuito Viagem Teatral 2010 – 1ª Temporada, promovido pela entidade em todo o Estado.
Imagine uma comédia com uma hora de duração com 50 cenas, cada uma delas explorando ideias diferentes de fazer humor. A peça é resultado da pesquisa realizada pelo grupo para extrair humor de todas maneiras possíveis no teatro: seja do ator, do texto, dos elementos técnicos ou de um adereço inesperado, sempre abusando da imaginação da plateia.
De acordo com Andrei Moscheto, diretor da peça, trata-se de uma comédia inteligente, que não faz uso de apelações gratuitas, como palavrões e interação ofensiva com o espectador.
"Embora o nome do espetáculo seja bastante sugestivo, seu significado é menos intrigante do que parece. "Pequenas" é devido ao tamanho curto das cenas apresentadas e as "caquinhas" são referentes ao fato do grupo partir dos mais ínfimos detalhes e criar situações hilárias", explica Moscheto.
A montagem, que estreou em 2004, foi apresentada nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. Destacam-se as participações no Festival de Teatro de Curitiba, quando obteve a maior bilheteria daquele ano na mostra paralela Fringe; Festival de Sertãozinho, e no Janeiro Brasileiro de Comédia (São José do Rio Preto).

Histórico
       
Fundado há nove anos por alunos da Faculdade de Artes do Paraná, o grupo tem por proposta pesquisar o gênero teatral da comédia. Para isso observa o ser humano e seu comportamento no cotidiano, assumindo que as ações podem ser consideradas cômicas, dependendo do prisma pelas quais são vistas. Esta premissa instigou o grupo a explorar diferentes formas de comicidade.
 Sua base de estudo é inspirada no trabalho de outros grupos de humor, como o inglês Monty Python, que utiliza a liberdade da linguagem nonsense; o Les Luthiers, da Argentina, com seus textos de humor refinado e jogos de palavras; o brasileiro Asdrúbal Trouxe o Trombone, com processo colaborativo de criação; e o também brasileiro Parlapatões, que pesquisa o humor no país.
No ano passado, o grupo ganhou o Edital de Pesquisa de Linguagem Teatral com o projeto Psiu! A Dramaturgia do Silêncio. Sua proposta é pesquisar as possibilidades da comédia sem o uso da voz e encontrar formas teatrais que sirvam, igualmente, para ouvintes e surdos, sem distinção de conteúdo e necessidade de intérprete.
O repertório do grupo conta com outras sete montagens: Amores e Sacanagens Urbanas (2000), Amores e Sacanagens: Edição Especial (2002), Esteriotipacionices (2005), Dimensão Desconhecida (2006), Porcus™ (2007) e Contos Proibidos de Antropofocus™ (2008).


Ficha Técnica:

Criação: Antropofocus™
Direção: Andrei Moscheto
Elenco: Anne Celli; Andrei Moscheto, Danilo Correia, Jairo Bankhardt e Marcelo Rodrigues.
Sonoplastia: Célio Savi
Iluminação: Anry Aider
Produção: Andrei Moscheto
Realização: Antropofocus™


SERVIÇO:
Viagem Teatral 2010 – 1ª Temporada
Espetáculo: Pequenas Caquinhas
Local: SESI Vila das Mercês – Rua Júlio Felipe Guedes, 138 – V. das Mercês.
Datas e horários: dias 08/07 (quinta-feira) e 09/07 (sexta-feira), às 20 horas.
Entrada: Franca – os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início de cada apresentação.
Capacidade: 200 lugares
Gênero: comédia
Duração: 60 minutos
Recomendação etária: Não recomendado para menores de 12 anos.
Informações: (11) 2946-8172
Fonte; Assessoria de Imprensa SeSi



Nenhum comentário:

Postar um comentário