terça-feira, 12 de julho de 2011

Museu Paulista da USP lança ferramenta eletrônica inédita em museus: o hot site do PROJETO REPLICAR

O MUSEU PAULISTA disponibiliza a partir de hoje uma ferramenta eletrônica inédita em museus do país. Trata-se do hot site interativo que resume as atividades desenvolvidas pelo Projeto Replicar. Experiência também inédita no país,  desenvolvida pelo Setor de Têxteis do museu. O hot site documenta parte do projeto de replicação de uma indumentária histórica, o vestido da Condessa do Pinhal – Anna Carolina de Mello Oliveira Arruda Botelho (provavelmente fins do século XIX), que integra a coleção de vestidos da instituição.
 A idéia do trabalho começou a partir de uma solicitação dos descendentes da Condessa do Pinhal para empréstimo do vestido . Diante da impossibilidade de atender à solicitação, nasceu a idéia de produção da réplica-documento, muito comum no Reino Unido, Itália e Estados Unidos.
O  projeto   começou em outubro de 2009  e teve a duração de 15 meses. A concepção, coordenação científica e revisão do hot site que está sendo lançado agora é da  Dra. Teresa Cristina Toledo de Paula que coordenou a equipe de trabalho em todas suas etapas. O hot site estará disponível no endereço : http://www.usp.br/replicar/. Nele, os internautas poderão conhecer de forma didática e dinâmica as principais etapas desse projeto inédito no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário