sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SESI IPIRANGA APRESENTA A EXPOSIÇÃO SUOR


De 03 a 17 de outubro, a unidade apresentará a exposição sobre o árduo cotidiano dos cortadores de cana-de-açúcar na colheita da safra. A entrada é franca.

São Paulo, 26/09/11 – A mostra Suor é composta por 16 fotos preto e branco que mostram a vida daqueles que enfrentam constantemente os espinhos da caatinga e o corte da cana-de-açúcar. A exposição, que ficará em cartaz de 03 a 17 de outubro, estará aberta à visitação pública gratuita de segunda a sexta-feira, no SESI Ipiranga.
Ex-cortador de cana, pernambucano de nascimento, santista por opção e brasileiro por “devoção”, o trabalho do fotógrafo José Antonio da Silva convoca o público a refletir sobre as vidas de cada trabalhador que faz do facão, da enxada e do ancinho suas ferramentas da lida diária, proporcionando á população um dos produtos que impulsionam a economia de nosso país, o açúcar.

Sobre o fotógrafo


José Antonio da Silva teve como fonte inspiradora de sua arte os trabalhos de Sebastião Salgado, fotógrafo brasileiro mundialmente reconhecido.
Determinado também a praticar fotografia, participou de cursos e oficinas ministrados por profissionais como Araquém Alcântara, a quem atribui os méritos pela qualidade do trabalho que desenvolve.
Artista exigente, com frequência revisita as próprias obras, revendo os conceitos que as inspiraram, sempre com o intuito do aprimoramento qualitativo. Tal rigor consigo próprio vem garantindo ao fotógrafo trabalhos paralelos àquele de cunho artístico, como a realização de fotos publicitárias e a cobertura de eventos dos mais diversos, notadamente em Santos (SP), cidade litorânea onde reside.


SERVIÇO:
Exposição Fotográfica – Suor
Local: SESI Ipiranga – Rua Bom Pastor, 654, Ipiranga

Datas e horários: de 03 a 17 de outubro – de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados.
Informações: (11) 2065-0184

Entrada: franca 

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Skate no Museu


                            
O Parque da Independência no Pátio do Museu do Ipiranga será o ponto de encontro dos skatistas na Virada Esportiva 2011. O Skate no Museu reunirá os melhores skatistas profissionais do Brasil, convidados especialmente para esse torneio no domingo, 18/09, das 9h00 às 18h00. São esperadas cerca de 5 mil pessoas para acompanhar as categorias: High Jump e Jump Ramp. A ladeira também estará livre para quem quiser levar o seu skate e haverá clínicas gratuitas para aqueles que estão iniciando no esporte.

A Virada Esportiva 2011 traz atividades inéditas para os paulistanos nos dias 17 e 18 de setembro em diversos pontos da cidade. Entre os esportes radicais e de ação, serão 6 eventos dedicados às pessoas que buscam emoção e adrenalina. Os menores de 18 anos precisarão da autorização dos pais para a participação em todas as atividades.


Serviço:
Skate no Museu
Dia: 18/09/2011 - domingo
Horas: 9h00 às 18h00
Local: Parque da Independência, no Ipiranga



FILMES DE CHARLES CHAPLIN E BUSTER KEATON


BIBLIOTECAS MUNICIPAIS TÊM FILMES DE CHARLES CHAPLIN E BUSTER KEATON
Data: até 25 de setembro
Secretaria de Cultura
3397-0000

Entra em cartaz nesta sexta-feira (2/9) e prossegue até o dia 25 de setembro, a mostra gratuita de cinema mudo “Charles Chaplin X Buster Keaton”, na Biblioteca Pública Roberto Santos (Rua Cisplatina, 505, Ipiranga) e Biblioteca Pública Viriato Corrêa (Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana). Trata-se da exibição gratuita de filmes dos dois conhecidos expoentes do cinema mundial que se destacaram pelo gênero cômico. Charles Chaplin ficou conhecido pelo seu personagem Carlitos e é considerado um dos maiores cineastas da história. Na mostra, serão exibidos clássicos como “O grande ditador”, “O Garoto”, “Luzes da Cidade” e “Tempos Modernos”. O ator e diretor Buster Keaton se destaca por seu humor mais rebuscado e sério, capaz de arrancar risos de todos. O público poderá ver filmes como "Sherlock Jr", “Nossa Hospitalidade”, “Livre e Fácil” e “Em Busca do Ouro”.

CONCURSO DE FOTOGRAFIA AMBIENTAL


CADES IPIRANGA PROMOVE CONCURSO DE FOTOGRAFIA AMBIENTAL
Data: até 19 de setembro
Subprefeitura Ipiranga
2808-3600

A Subprefeitura Ipiranga, em parceria com o Cades - Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz local, está com inscrições abertas para a primeira edição do concurso cultural de fotografia ambiental. Os interessados devem fazer se inscrever na subprefeitura até o dia 19 de setembro, das 10h às 16h. A participação será efetivada mediante preenchimento da ficha de inscrição, com aceite dos termos do regulamento e envio dos originais. A foto deve estar impressa em papel fotográfico no tamanho de 20x30cm, preto e branco ou em cores, num limite de até três fotos. O objetivo do concurso é despertar o interesse de novos talentos ou profissionais, com idade a partir de 18 anos para retratar o tema "A atuação do ser humano, suas iniciativas positivas e negativas, que impactam o meio ambiente", em especial, espaços públicos ocupados na região como, por exemplo, Cursino, Ipiranga e Sacomã. A Comissão julgadora levará em consideração a originalidade, criatividade, qualidade fotográfica e melhor adequação ao tema. A premiação acontecerá no dia 21 de setembro, na Subprefeitura Ipiranga, a partir das 19h30. Confira o edital do concurso.

DESFILE CÍVICO


DESFILE CÍVICO, MILITAR E ESTUDANTIL COMEMORA AOS 427 ANOS DO IPIRANGA
Data: 18 de setembro
Subprefeitura Ipiranga
2808-3600

Durante o mês de setembro, o bairro do Ipiranga, na Zona Sul, festejará seus 427 anos com uma programação especial. Serão mais de trinta atrações na região. Dia 18 será realizado o Desfile Cívico, Militar e Estudantil organizado pela Subprefeitura Ipiranga. Diferentemente dos dois anos anteriores em que foi realizado na Esplanada dos Coqueiros, Parque da Independência, o desfile acontecerá na Rua Silva Bueno, altura do número 2109, a partir das 8h30.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Os bairros do Ipiranga, por distritos


DISTRITO CURSINO
Água Funda
Bosque da Saúde
Brasílio Machado
Jardim da Saúde
Jardim Previdência
Vila Brasilina
Vila Gumercindo
Vila Moraes
Vila Nair
Vila Santo Estéfano

DISTRITO IPIRANGA
Alto do Ipiranga
Dom Pedro I
Ipiranga
Vila Carioca
Vila Eulália
Vila Independência
Vila Monumento
Vila São José

DISTRITO SACOMÃ
Bandeirantes
Cidade Nova Heliópolis
Jardim Ana Maria
Jardim Celeste
Jardim Independência
Jardim Patente
Jardim Patente Novo
Jardim Seckler
Jardim Tropical
Jardim. Botucatu
Jardim. Clímax
Jardim. Dionísio
Jardim. Imperador
Jardim. Liar
Jardim. Maristela
Jardim. Sto. Antônio do Cursino
Jardim.Santa Cruz
Jardim.Santa Emilia
Moinho Velho
Parque Fongaro
Parque Bristol
Sacomã
São João Clímaco
Vila Anchieta
Vila Arapuá
Vila Caraguatá
Vila Conde do Pinhal
Vila Cristália
Vila Cristina
Vila das Mercês
Vila Elísio
Vila Escudeiro
Vila Liviero
Vila Marte
Vila Natália
Vila Quaquá
Vila Romano
Vila Sta. Tereza
Vila Vera
Vila Vergueiro
Vila Vermelha

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Universidade Aberta à Maturidade da PUC-SP está com matrículas abertas no campus Ipiranga

Curso trabalha os aspectos biológicos, sociais e psicológicos do envelhecimento


A Universidade Aberta à Maturidade é uma proposta de educação permanente, dirigida a pessoas de ambos os sexos, com mais de 40 anos, interessadas em reciclar e atualizar seus conhecimentos.
O curso oferecido pela PUC-SP por intermédio da sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE) oferece aulas e palestras sobre matérias e assuntos diversos, além de orientações para uma vida alegre e saudável. Também oferece a oportunidade de participar de atividades sociais e culturais estimulantes: visitas monitoradas a museus, pinacotecas, exposições, e outros espaços culturais. Além disso, os alunos participarão de passeios e excursões a locais de interesse histórico e turístico.

O curso parte dos conceitos básicos contidos nas teorias de autores consagrados - Piaget, Rogers e Paulo Freire -, adotando a chamada "Pedagogia do Prazer". Significa trabalhar com o princípio da espontaneidade e da participação ativa dos alunos no seu processo de aprendizagem. Por isso, não são exigidas provas, exames, ou trabalhos obrigatórios de qualquer tipo. O importante é que os alunos estejam sempre motivados para aquilo que propomos.
Acreditamos na ideia de que, na maturidade, as pessoas carregam nelas mesmas a capacidade de se superarem, de se auto-renovarem e de renovarem sua própria comunidade. Já não são meras reprodutoras de atitudes e valores, como ocorria na sua infância e adolescência. E é essa capacidade que será desenvolvida, para que cada participante possa produzir novos valores e assumir novas atitudes frente à família, aos amigos e ao mundo.

É fundamental aprender a lidar de modo preventivo com a passagem do tempo. Para tanto, trabalhamos adequadamente os aspectos biológicos, sociais e psicológicos do envelhecimento. Sendo assim, o curso é oferecido a pessoas com qualquer idade acima de 40 anos. Os casos abaixo da idade mínima, porém, serão estudados de modo individual, admitindo-se, excepcionalmente, algum ingresso.
Nossa proposta de educação permanente é aberta. Portanto, nenhum outro pré-requisito, além da idade mínima, será exigido: nem provas, nem diplomas ou certificados de escolaridade anterior.

O curso como um todo está organizado em três grandes temas, que serão desenvolvidos em quatro semestres. A cada semestre, os grandes temas são reapresentados, porém, sempre com conteúdos variados e dentro de uma programação renovada no decorrer do curso.
E se, depois de tudo, os alunos quiserem continuar frequentando a Universidade, poderão fazê-lo pelo tempo que quiserem. É que, para os interessados, existem ainda fases especiais, a cada semestre, com programações totalmente distintas daquelas desenvolvidas anteriormente, dentro da proposta de educação permanente.
Dirigido a Pessoas de ambos os sexos, com mais de 40 anos, que querem reciclar ou atualizar os seus conhecimentos, o curso tem início em 13 de Setembro, com aulas sempre as terças e quintas-feiras, das 14 às 17 horas no campus Ipiranga, que fica na Avenida Nazaré, 993, Ipiranga.
Mais informações e inscrições: 0(XX)11 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae einfocogeae@pucsp.br

terça-feira, 6 de setembro de 2011

CASA DE CULTURA CHICO SCIENCE OFERECE AULAS DE TEATRO VOCACIONAL


Subprefeitura Ipiranga
2808-3600

A Casa de Cultura Chico Science (Rua Abagiba, 20) está com inscrições abertas para a oficina de teatro vocacional voltado para jovens a partir de 14 anos. O programa é formado por projetos de artes visuais, música, teatro e dança vocacional. A iniciativa tem como objetivo iniciar jovens talentos com a finalidade de promover a ação e reflexão sobre a prática artística, a cidadania e a ocupação dos espaços públicos da cidade. O programa não visa o desenvolvimento técnico ou a detecção de talentos, porém, pretende a emancipação por meio do trabalho artístico-pedagógico, o que se dá não como um atributo individual, mais com o conhecimento adquirido através de uma prática coletiva. Outras informações pelo telefone 2969-7066.