sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

SESI VILA DAS MERCÊS APRESENTA A EXPOSIÇÃOVIVA SÃO BENEDITO: CONGADAS


De 1º a 15 de março, o público da unidade poderá conferir mostra gratuita sobre a folclórica e tradicional congada. A entrada é franca.


São Paulo, 24/02/12 – A exposição Viva São Benedito: Congadas é composta por 12 fotos coloridas do fotógrafo José Antônio Teixeira sobre uma das mais conhecidas manifestações da cultura popular brasileira. A mostra estará aberta à visitação pública gratuita de 1º a 15 de março, de segunda-feira a domingo, no SESI Vila das Mercês.
As tradicionais congadas conjugam fé, devoção, festa e dança. Realizadas sempre em louvor a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, contam com a participação constante de descendentes de escravos.
O sagrado e o profano se irmanam nas congadas, trazendo a lembrança ancestral do embate entre dois reis – o de Portugal, dominador, e o Rei Congo, representante da África. É defronte ao santuário de São Benedito, santo negro da tradição católica, que os congos e conguinhos dançam e encenam seu texto, falando de reis, rainhas, fidalgos e embaixadores.
As vestimentas também registram muito da trajetória dos negros do Brasil, já que antes da abolição os senhores de escravos vestiam os congos, em pagamento a promessas ou por ostentação, com roupas de seda, jóias das sinhás e outros adereços. Nos conguinhos, nos quais os mais velhos acreditavam estar a continuidade da tradição, se dá a participação das crianças, que dançam geralmente como pagamento de promessas. 

Sobre o fotógrafo


Natural de Lins, José Antonio Teixeira está radicado na capital paulista desde 1980. Além de realizar pesquisas como autodidata, aperfeiçoou-se como fotógrafo por intermédio de cursos e oficinas que abordavam paisagens, fotojornalismo, retrato e história da fotografia.
É fotógrafo da divisão de imprensa da Assembléia Legislativa de São Paulo, além de atuar como free-lancer para publicações e assessorias de imprensa. Já realizou exposições com fotos da Bolívia, Peru, Argentina e Cuba. 
Ao pesquisar as religiões e o folclore, percorreu inúmeras cidades nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, registrando as congadas.
Seus trabalhos são publicados em revistas especializadas e encontram-se expostos no acervo artístico da Assembléia.

SERVIÇO
Exposição Fotográfica Viva São Benedito: Congadas
Local: SESI Vila das Mercês – Rua Júlio Felipe Guedes, 138, Vila das Mercês
Datas e horários: de 1º a 15 de março – de segunda-feira a domingo, das 9h ás 18h.
Informações:             (11) 2947-4724       / 4677

Entrada: franca 

Nenhum comentário:

Postar um comentário