quarta-feira, 30 de maio de 2012

Teatro do SESI Vila das Mercês apresenta gratuitamente os espetáculos Festa de Separação: um documentário cênico e En Camino

No dia 1º de junho (sexta-feira), às 20h, será apresentada a peça Festa de Separação: um documentário cênico, e no dia 02 de junho, no mesmo horário, o manipulador de bonecos Sérgio Mercúrio encena a montagem En Camino. As sessões são gratuitas.


        São Paulo, 29/05/12 – O Teatro do SESI Vila das Mercês apresenta gratuitamente os espetáculos Festa de Separação: um documentário cênicoe En Camino. As montagens foram selecionadas para compor a primeira temporada do Viagem Teatral 2012. 
        No dia 1º de junho, às 20h, os atores Janaina Leite e Fepa encenam a peça Festa de Separação: um documentário cênico. Projetado como um experimento de documentário cênico, a peça aborda o amor e as práticas amorosas contemporâneas por meio da história de. 
        Idealizadores do espetáculo, o ex-casal decidiu transformar o término do seu relacionamento em um experimento artístico e, para isso, realizou verdadeiras festas de separação convidando amigos e parentes para ritualizar com eles o fim do relacionamento e refletir sobre o tema do amor contemporâneo.
No cenário, luminárias e pequenos adereços dos próprios artistas, como livros, instrumentos musicais e presentes ganhos durante as festividades, estão organizados de maneira a lembrar o antigo lar. 
Para torna a história mais pessoal e particular, imagens de momentos importantes da vida do casal e testemunhos de amigos sobre suas experiências e reflexões sobre o amor são projetadas na parede do palco e intercaladas com a dramaturgia e a trilha sonora executada ao vivo. 
        Janaína Leite cursou a Escola de Arte Dramática e é atriz, dramaturga e cofundadora do Grupo XIX de Teatro. Como atriz, Janaina integrou as montagens Anjo Negro e A missão, do diretor alemão Frank Castorf, além de atuar como diretora nos espetáculos Pronto para mudar (contemplado pelo Proac 2010); Petróleo, de Alexandre Dal Farra, e Antes de morrer eu quero
        Felipe Teixeira Pinto, o Fepa, é formado em filosofia pela Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo – USP e atua como músico, cantor e compositor. Atualmente, o ator desenvolve projeto musical solo, intituladoPátio de Hospício, e ensaia o espetáculo Antes de morrer eu queromesclando teatro, música e filosofia. 

        No dia 2 de junho, às 20h, o titeriteiro Sérgio Mercúrio encena a montagem En Camino. No decorrer de oito esquetes encenadas por bonecos, o manipulador relata suas experiências vividas durante jornada que percorreu caminhos entre Argentina e México, e que durou cerca de 12 anos.
O manipulador de bonecos Sérgio Mercúrio possui cinco montagens produzidas no decorrer de seus 20 anos de carreira. Dentre elas, destaca-seEn Camino que foi premiado como melhor espetáculo no Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela, em 2009, e, recentemente, foi selecionado para o Festival de Teatro de Bonecos do Mundo ou Charleville, como é conhecido.


Ficha técnica – Festa de Separação: um documentário cênico
Concepção, execução e músicas: Janaina Leite e Fepa
Direção: Luiz Fernando Marques
Colaborador teórico e textual: Júlio Groppa Aquino
Colaborador audiovisual e documentário: Evaldo Mocarzel
Consultoria vocal: Lú Horta
Consultoria corporal: Paulo Azevedo
Fotografia e câmera: Fepa, Felipe Bentivegna, Danilo Dilletoso, Fabiano Pierri e Jay Yamashita
Edição: Fepa e Danilo Dilletoso
Arte gráfica: Oga Mendonça
Direção de produção: Henrique Mariano
Corealização: Lolita Produções
Participação especial: todos os convidados das festas  


Ficha técnica – En Camino
Artista: Sérgio Mercúrio
Produtor: Clodoaldo Costa
Operador de som e luz: Clara Coelho


SERVIÇO
Viagem Teatral 2012 – 1ª temporada
Espetáculos:

Festa de Separação: um documentário cênico

Data e horário: sexta-feira (1º/06), às 20h
Gênero: documentário cênico
Duração: 80 minutos
Recomendação etária: Não recomendado para menores de 14 anos

En Camino

Data e horário: sábado (2/06), às 20h
Gênero: teatro de bonecos e formas animadas
Duração: 80 minutos
Recomendação etária: Não recomendado para menores de 14 anos.

Local: Teatro do SESI Vila das Mercês – Rua Júlio Felipe Guedes, 138, Vila das Mercês
Capacidade: 190 lugares, sendo 4 para cadeirantes 
Informações:             (11) 2947-8172       
Entrada Franca – os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início da apresentação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário