O curso foi organizado pelo GIGA-SP – Comitê Intersecretarial de Governo Aberto da Cidade de São Paulo, que tem como objetivo iniciar um diálogo entre o governo e o Conselho Participativo Municipal através de práticas formativas que contribui para o fortalecimento do papel dos conselheiros no território. O evento contou com a presença dos subprefeitos da Vila Mariana e do Ipiranga e membros do Comitê São Paulo Aberta.
Governo aberto é um conceito em discussão no âmbito nacional e internacional que trabalha com a estratégia de potencializar quatro áreas: participação social, transparência, inovação tecnológica e integridade. Essas áreas estão presentes na gestão pública, desde a elaboração à avaliação das políticas, em instâncias e mecanismos plurais, descentralizados e representativos da sociedade. (informações sobre SP Aberta consulte: www.saopauloaberta.prefeitura.sp.gov.br)
Os conselheiros, entre outras reivindicações, indicaram a necessidade de uma maior interação entre os conselhos regionais de seguimentos como saúde, meio ambiente e habitação, e sugeriram a criação de um mecanismo de integração para consulta de dados de planejamento das ações integradas. Foi cobrada por eles a execução de obras nas regiões.
Ao término da reunião os conselheiros elogiaram a iniciativa de formação e esperam novas atividades para ampliar e melhorar o papel do Conselho Participativo
texto: Gilberto da Silva foto: gil felix bento
Nenhum comentário:
Postar um comentário