quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Desfile Cívico, Militar e Estudantil em comemoração aos 430 anos do bairro Ipiranga


No dia 28 de setembro, às 9h00 será realizado o Desfile Cívico Militar Estudantil organizado pela Subprefeitura Ipiranga em comemoração aos 430 anos do bairro
Imagem do post
Desfile do Ipiranga
O Ipiranga, um dos bairros mais tradicionais do Brasil, programou um grande desfile organizado pela Subprefeitura e pela Comissão dos Festejos do Bairro do Ipiranga
A data oficial em que se comemora o aniversário é o dia 27 de setembro, mas já estão ocorrendo várias atrações agendadas desde o início do mês. (veja programação)
O Desfile Cívico, Militar e Estudantil, é um evento esperado não somente pelos ipiranguistas, mas por muitos paulistanos, começará às 9h00, na Rua Silva Bueno, altura do número 2109.

Sobre o Bairro do Ipiranga O bairro do Ipiranga, berço histórico da Independência do Brasil e por isso um dos bairros mais importantes e tradicionais da cidade de São Paulo, é visitado por pessoas de todos os Estados brasileiros que buscam conhecer a verdadeira história do Brasil. Muitas ruas, casarões e museus do Ipiranga têm impressos fatos históricos.
O significado da palavra Ipiranga já recebeu diversas modificações. Contudo, não há um estudo conclusivo a respeito da tradução exata do termo, uma vez que foram inúmeros os dialetos utilizados pelos habitantes das terras de Piratininga, ao longo da história.
Entre tantas outras, prevalece "água vermelha" - também "água barrenta" -, interpretação dada pelos primeiros habitantes brancos do Planalto, que provavelmente a receberam diretamente dos índios Guaianazes moradores do local, quase cinco séculos atrás.
Os primeiros registros que se têm da região do Ipiranga remontam a 1510, época em que João Ramalho habitava, juntamente com os índios, a área do Planalto Piratininga, compreendida entre a margem direita do Ribeirão Guapituva até a aldeia do cacique Tibiriçá.
Com as várias doações de terras que se sucederam, o local conhecido por Ipiranga ganhou relativa ocupação branca, o que paulatinamente causou a transferência maciça dos índios Guaianazes para outras paragens - não se adaptavam aos costumes dos novos ocupantes.
Até o final do século XVI, a terra de Piratininga já contava com uma comunidade de aproximadamente 1500 pessoas, que se estendiam por toda a colina ribeirinha do Tamanduateí. A localização privilegiada - no caminho do mar - favoreceu a concentração e expansão de sítios e fazendas, com consequente desenvolvimento do comércio - características da região até hoje.
O principal fato histórico ocorrido no bairro do Ipiranga é a Proclamação da Independência do Brasil, em 7 de Setembro de 1822, por Dom Pedro I, às margens do Ribeirão Ipiranga - é citado na primeira estrofe do Hino Nacional brasileiro e que leva o nome da região a toda nação.
O Museu e o Monumento do Ipiranga, inaugurados respectivamente em 1895 e 1922, têm suas histórias iniciadas logo após o feito histórico de Dom Pedro I. Eles representam, juntamente com o Parque da Independência, o marco histórico da emancipação política do Brasil, para orgulho deste bairro tradicional da cidade de São Paulo.
Serviço:Desfile Cívico, Militar e Estudantil, em comemoração aos 430 anos do bairro Ipiranga 
Dia: 28/09/2014 - domingo
Horas: 09h00
Local: Rua Silva Bueno, altura do número 1209.