Projeto
da Unesp de Marília estimula inclusão no ensino superior
Nas últimas décadas a expansão do ensino superior
tem sofrido influência das mudanças políticas governamentais
do cenário mundial, aliadas às transformações econômicas e
culturais do desenvolvimento da pessoa com deficiência, na
sociedade inclusiva. Tornar a educação superior igualmente
acessível a todos que desejam cursá-la tem se constituído uma
das metas principais dos que legislam sobre o direito básico
do acesso à Educação e para a Unesp não tem sido diferente.
Preocupada em
favorecer o acesso ao ingresso na Educação Superior, a FFC em
parceria com a Pró-reitoria de Extensão - Proex e com apoio do
Programa Observatório em Educação da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Edital 49/2012),
desenvolve o projeto intitulado Inclusão no Ensino Superior:
análise de um curso preparatório para estudantes surdos ao
exame vestibular.
A proposta objetiva
ofertar e avaliar um programa preparação ao exame vestibular
para estudantes surdos, usuários da Língua Brasileira de
Sinais (Libras), que concluíram o ensino médio, residentes no
município de Marília.
Por conta desse
projeto, 13 estudantes surdos participarão do exame de
vestibular da Fundação Vestibular da Unesp VUNESP - 2015
(MANUAL DO CANDIDATO, 2014), no dia 16 de novembro de 2014,
com o apoio e presença de fiscais interprete de Libras
conforme previsto na Circular 277/96 (MEC) e no DECRETO Nº
59.591/ 2013, que orientam os critérios e procedimentos
relativos à realização dos concursos públicos de pessoas com
deficiência.
De acordo com os
dados concedidos pela VUNESP, das 270 solicitações de
atendimento diferenciado por conta da condição da
deficiência, 58 se autodeclararam surdos e usuários da Libras.
Do total de alunos identificados com surdez, apenas 13
requisitaram os serviços de guia interprete, sendo todos
oriundos do município de Marília.
Participar do
vestibular da VUNESP parece ser um fato recente para os surdos
em Marília que, começam a sonhar e planejar a formação
profissional na universidade pública. Tal conquista representa
um passo importante da VUNESP no cumprimento de políticas
públicas que sejam capazes de sobrepujar as dicotomias
existentes do acesso e participação de pessoas com deficiência
a Educação Superior.
O projeto Inclusão no Ensino Superior: análise de um curso preparatório para estudantes surdos ao exame vestibular está articulado com o Acordo de Pesquisa Internacional entre pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Câmpus de Marília Brasil e Faculdade de Psicologia da Universidade de La Republica do Uruguai UR, que tem por finalidade desenvolver estudos e pesquisas sobre práticas inclusivas para pessoas com deficiências na Educação Superior, ambos coordenados - pela Profa. Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins (Departamento de Educação Especial FFC/Marília), desde junho/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário