Prefeitura começa as obras do córrego Ipiranga neste semestre.
São 1.600 metros de canalização, dois piscinões que juntos irão armazenar 310 mil metros cúbicos. Esta obra tem recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, num total de R$ 200 milhões.
As obras incluem a construção de 1 reservatório, ampliação e adequação hidráulica da Lagoa Aliperti, ampliação do canal do Ipiranga desde o Viaduto Aliomar Baleeiro até a Avenida Bosque da Saúde e construção de canal extravasor desde a Lagoa Aliperti até o reservatório junto às alças do viário do Viaduto Aliomar Baleeiro.
A nascente do córrego Ipiranga está localizada dentro do Parque do Estado, zona sul. A bacia tem 23 km² de área de drenagem, com cerca de 82% urbanizado, e os 18% restantes são representados pelo Parque do Estado. Seu curso principal segue por meio de galerias, até deságuar na lagoa Aliperti, próximo da rua Dr. José Bento Ferreira. O fluxo neste ponto é direcionado por meio de galeria sob a Rodovia dos Imigrantes, até o início do canal aberto, que fica a jusante do viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, perto da avenida Fagundes Filho. O canal aberto tem geometrias variadas, e segue pelas avenidas Professor Abraão de Moraes, Ricardo Jafet, e Teresa Cristina, até desaguar no rio Tamanduateí, totalizando cerca de 9km.
Assista o vídeo de 5 minutos
Nenhum comentário:
Postar um comentário