quarta-feira, 11 de março de 2015

O Distrito do Sacomã



Sacomã é um distrito situado na região sudeste da cidade de São Paulo, os irmãos sacoman vieram da França em 1886, e por volta de 1890 se estabeleceram com uma fabrica de telhas denominada Cerâmica Sacomã Freres, na paragem intitulada Moinho velho, próxima a estrada das lagrimas, no caminho do mar, bairro do Ipiranga. A fabricação de tijolos por eles começou depois de 1910. Essa região tem hoje o nome de sacomã. Os irmãos Sacoman associaram–se aos irmãos Falchi (que fundaram a vila Prudente) na exploração de uma olaria, criando assim a cerâmica vila Prudente.
         Em 1939 inicia-se a construção da Via Anchieta autorizada pelo presidente de São Paulo, que liga a cidade de São Paulo à baixada santista pela (SP-150) passando pelo ABC Paulista. A primeira pista foi inaugurada em 1947, e alargada posteriormente pelo governador do estado.
A região historicamente existiu como ocupação proletária, com forte presença de imigrantes espanhóis e italianos no século XX, e serviu como moradia para trabalhadores de indústrias do Ipiranga, da Mooca e do ABC Paulista. Do ponto de vista cultural e tradicional, o distrito do Sacomã é ligado ao bairro do Ipiranga. A região tradicionalmente chamada de Sacomã, correspondente à área comercial localizada nas últimas quadras da Rua Silva Bueno, Rua Greenfeld, Rua Agostinho Gomes e Rua Bom Pastor, onde se encontra o novo terminal de ônibus Expresso Tiradentes.

Um comentário: