quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

TV Cultura exibe documentário Tomie Ohtake no aniversário de São Paulo


Longa inédito, que recentemente esteva em cartaz no cinema, conta a história da grande dama da pintura. Vai ao ar no dia 25, às 23h30.


São Paulo, 20 de janeiro de 2016 – No dia em que São Paulo comemora 462 anos, nesta segunda-feira, 25 de janeiro, a TV Cultura leva ao ar o documentário inédito Tomie Ohtake, dirigido por Helio Goldsztejn, a partir das 23h30. O longa, que até o mês passado esteve em cartaz no cinema, foi produzido pela emissora com o apoio do Instituto Tomie Ohtake, e retrata a vida da grande dama da pintura que nos deixou em 2015, aos 101 anos.

Ao recontar a história da pintora por meio de uma grande saga, desde os tempos em que ela ainda vivia no Japão, passando por sua chegada ao Brasil ainda na década de 1930, a permanência no país por conta da eclosão da Guerra, o início de uma nova vida no bairro da Mooca até os tempos de reconhecimento artístico de público e crítica; o documentário propõe um olhar não só em relação à renomada pintora, escultora e gravurista, mas também em relação à mulher Tomie Ohtake; uma dona de casa que – após ter criado e educado os filhos Ruy e Ricardo – lança-se numa improvável aventura em direção à carreira de artista, fascinando o mundo das artes plásticas.

Por meio de um diálogo entre o vasto material de arquivo registrado pela emissora sobre a artista, depoimentos e reflexões de quem acompanhou Tomie ao longo da vida, o documentário traz ainda a presença de importantes figuras do pensamento e da arte contemporânea no Brasil, como o professor Miguel Chaia, o crítico Agnaldo Farias, artistas como Leda Catunda, Paulo Pasta, Jac Leirner, Carmela Gross e Regina Silveira, além de especialistas na obra de Tomie como Paulo Miyada e Olívio Tavares de Araújo, os filhos Ruy e Ricardo Ohtake, amigos e familiares.

Tal qual a travessia entre continentes realizada pela pintora, o longa faz uma grande viagem pela vida e obra de Tomie Ohtake, revelando angústias, certezas e incertezas. Sensações que fizeram de Tomie, uma artista em eterno movimento.


Ficha Técnica
Direção: HELIO GOLDSZTEJN
Roteiro: ENEAS CARLOS PEREIRA
Produção Executiva: ENEIDA BARBOSA
Edição e finalização: ALEXANDRE  SAJI
Imagens: JOSÉ ELIAS DA SILVA
Sonoplastia: JOSÉ ANTONIO LIPPO
Duração: 57 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário