segunda-feira, 14 de março de 2016

Ipiranga abre inscrições para eleição do Conselho Gestor da Supervisão Técnica de Saúde


Eleição escolherá conselheiros para o biênio 2016-2018
Por Rosângela Rosendo
Nesta quinta (17), sexta (18) e próxima segunda-feira (21) estarão abertas as inscrições para eleição do Conselho Gestor da Supervisão Técnica de Saúde Ipiranga. As inscrições podem ser feitas na sede da STS Ipiranga, na rua Antonio Marcondes, 159. Serão escolhidos representantes para o segmento usuários e trabalhadores. Entre várias missões, os conselheiros gestores de saúde devem acompanhar, avaliar e fiscalizar os serviços de saúde à população.
Podem se inscrever conselheiros das unidades de saúde do território, membros de movimentos sociais da área de Defesa de Direitos, de conselhos e movimentos populares de saúde, de movimentos de portadores de necessidades especiais e organizações religiosas.
No ato da inscrição o candidato deve entregar carta de apresentação da entidade que representa, além de documento de identidade com foto, cartão de família ou Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência.
A eleição será no dia 13 de abril, das 8h às 17h, nas unidades de saúde do território Ipiranga (UBS/AMA/AME/CEO/CAPS/SAE/Rede Hora Certa/CER IV/ PS), e deve escolher os representantes dos segmentos usuários e trabalhadores de saúde que formarão o conselho.
O Conselho Gestor da STS Ipiranga será composto por 24 membros titulares e 24 membros suplentes. Serão 12 representantes titulares do segmento Usuários e 12 suplentes; seis representantes titulares do segmento Trabalhadores e seis suplentes; e seis membros titulares do Segmento Gestor e seis suplentes.
Os conselheiros gestores de saúde têm a missão de acompanhar, avaliar e fiscalizar os serviços de saúde à população; participar da elaboração e aprovação do plano de metas da STS, da elaboração e do controle da execução orçamentária, propor medidas para aperfeiçoar o planejamento, a organização, a avalição e controle das ações e dos serviços de saúde. Tem igualmente que solicitar e ter acesso às informações de caráter técnico/administrativo, econômico/financeiro e operacional; examinar propostas, denúncias e queixas encaminhadas por qualquer pessoa ou entidade, e responder sobre a resolução das mesmas em conjunto com a ouvidoria.