sábado, 22 de outubro de 2016

ONG Habitat Brasil revitaliza viela em Heliópolis


Parceria entre Habitat para a Humanidade Brasil, Coral e Instituto GM beneficia 30 famílias na comunidade

SÃO PAULO, Brasil (19/10/16)  A ONG Habitat para a Humanidade Brasil promove neste sábado, 22 de outubro, mutirão de pintura para a revitalização da fachada de casas na comunidade de Heliópolis, em São Paulo. Em parceria com o projeto “Tudo de Cor”, da Coral, marca de tintas decorativas do grupo holandês AkzoNobel, e com o Instituto General Motors, a atividade beneficia diretamente 30 famílias inscritas no projeto da Habitat Brasil – que, desde 2013, reforma e implementa melhorias habitacionais para população de baixa renda em Heliópolis.

Para o mutirão, a organização recebeu doações de kits de EPIs (50 luvas e 50 óculos) e 45 latas de tintas da Coral (810 litros no total). “É sempre uma alegria receber doações de materiais e ter a participação de voluntários para reformar casas em Heliópolis com a Habitat Brasil. Estamos muito honrados com a oportunidade de realizar um evento que mobiliza a comunidade e emana solidariedade ao proporcionar força e estabilidade para tantas famílias. O trabalho que a Habitat Brasil vem realizando no país há quase 25 anos só é possível através do apoio de pessoas e empresas engajadas e sensibilizadas com a causa da moradia adequada como um direito para todos”, declarou Mário Vieira, diretor executivo do Escritório de Inovações Urbanas da Habitat para a Humanidade Brasil em São Paulo.


A ação deste sábado contará com o apoio de 25 voluntários da General Motors Brasil, que trabalharão na pintura da fachada das casas. No dia 15 de outubro, outros 25 voluntários da GM prepararam as paredes para receber a pintura: rebocaram todas as áreas externas das casas da Viela da Mina, importante travessa dentro da comunidade, utilizada como passagem por muitos moradores e endereço de mais de 30 famílias.

Com cerca de 200 mil habitantes, Heliópolis é uma das maiores favelas da capital paulista e da América Latina. A comunidade, que foi originada no início dos anos 1970, é considerada um exemplo de mobilização social, sendo uma das mais organizadas de São Paulo, no que diz respeito à defesa e luta por direitos.

“O projeto ‘Tudo de Cor’ é a missão da Coral posta em prática: levar cor para a vida das pessoas, transformando seus lares e suas cidades”, comenta Marcelo Abreu, gerente de marketing institucional da AkzoNobel Tintas Decorativas e líder do “Tudo de Cor”. “Nós nos sentimos privilegiados por ajudar a oferecer melhores condições de moradia para essas famílias do Heliópolis”, completa. A Coral traz na bagagem sua experiência com a comunidade Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro. Por lá, a marca vem, desde 2010, mobilizando moradores para renovar a pintura da fachada de suas casas e ainda promovendo ações ligadas à arte de rua.