quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Bandeira do Ipiranga







A Bandeira do Ipiranga

O Ipiranga, berço da Independência, possui bandeira escolhida pelos moradores. Foi o primeiro bairro da cidade a ter bandeira própria
A Bandeira do Ipiranga foi escolhida por meio de um concurso promovido pela Comissão de Festejos do Aniversário do Bairro e Clube dos Lojistas, em 1984. Foi o primeiro bairro da cidade de São Paulo a ter bandeira própria.
O contador aposentado Jayme Castro Delgado, que desenhava porque gostava, foi quem criou o símbolo do bairro. Aos 71 anos de idade, ele concorreu com outros 57 desenhos.
A bandeira traz preto, vermelho e branco, cores da cidade de São Paulo. A pira central estilizada com a chama verde e amarela simboliza as cores e o local da Independência do Brasil. A pira fica na frente do Monumento do Ipiranga, no Parque da Independência.
A Bandeira do Ipiranga foi hasteada pela primeira vez no Balneário do Ipiranga, no dia Primeiro de setembro de 1984, junto com o Pavilhão Nacional e a Bandeira Paulista ao som do Hino Nacional.
Era importante o Ipiranga ter uma bandeira por conta dos tradicionais desfiles, paradas e comemorações cívicas realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário