sexta-feira, 20 de abril de 2012

TEATRO DO SESI VILA DAS MERCÊS APRESENTA ENSEMBLE ZABAIONE


O grupo executa composições européias e latino-americanas dos séculos XVII e XVIII na sexta-feira (27), às 15h. A entrada é gratuita. 
       

        São Paulo, 20/04/12 – O Teatro do SESI Vila das Mercês apresenta gratuitamente no dia 27 de abril, às 15h, o concerto Consonantes Latinas – Um paralelo entre a música europeia e latino-americana dos séc. XVII e XVIII, do grupo Ensemble Zabaione. O espetáculo faz parte da programação do SESI Música 2012 – Erudita, projeto itinerante do SESI-SP realizado em 20 teatros da entidade no estado.
        O grupo interpreta obras europeias e latino-americanas, de países como o Brasil, Bolívia e Peru, compostas entre os séc. XVII e XVIII. A apresentação é o resultado de pesquisas realizadas pelos concertistas sobre a musicalidade do período abordado que culminou na seleção de composições em latim, italiano, espanhol e chiquitano (língua tradicional boliviana). 
        O repertório foi concebido com o intuito de mostrar ao publico que, apesar da distancia física entre as Américas e a Europa, a influência do velho mundo fez-se valer sobre os estilos musicais praticados em toda a América Latina, como por exemplo o forte sotaque do estilo italiano em território de domínio espanhol.

Músicos
Roberto Anzai – cravo
Claudete Biasoli – soprano
Eduardo Klein – viola de gamba
Alfredo Zaine – flauta doce

Repertório

Zefiro Torna (Claudio Monteverdi)
Battalla (Andrea Falconieri)
Cantata En la rama frondosa  (Roque Ceruti)
Cantata Clori mia, Clori bela (Alessandro Scarlatti)
Venite adoremus / Popule meus (compositor desconhecido brasileiro)
Moteto Laudate Dominum (Claudio Monteverdi)
Moteto Caîma, Iyaî Jesus (compositor desconhecido boliviano)
Quel sguardo sdegnosetto (Claudio Monteverdi)
Carabinas saon (compositor desconhecido peruano)
Canzonetta Chiome d’oro (Claudio Monteverdi) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário