quarta-feira, 29 de abril de 2015

Inauguração do CEU Heliópolis


A prefeitura de São Paulo inaugurou nesta quarta-feira (29) o Centro Educacional Unificado (CEU) Heliópolis. Este é o 46º CEU da cidade de São Paulo. O novo espaço, que fica na Avenida Estrada das Lágrimas, 2385, em Heliópolis, nasceu da articulação entre a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Campos Salles, a comunidade representada pela União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis (UNAS) e o poder público.
Este espaço vem sendo chamado e reconhecido pela comunidade como “Polo Cultural”. Isso se deu pela consolidação da gestão democrática que conta com ativa participação comunitária, em todas as ações que realiza. O Polo Educacional de Heliópolis ocupa uma área de 47.799 m2 com uma Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF), uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), três Centros de Educação Infantil (CEI), um Centro Cultural, um teatro infantil e uma Escola Técnica Estadual (ETEC).

Este mais novo CEU da cidade de São Paulo levará o nome da Professora Arlete Persoli como uma importante homenagem à educadora que foi a primeira gestora do Polo Cultural, falecida em 2014. Arlete foi uma grande educadora e símbolo de mulher que lutou por um espaço democrático voltado a uma Educação libertadora em Heliópolis.
O CEU Heliópolis, por onde passam diariamente 10 mil pessoas, entre alunos e comunidade, tem em sua estrutura a EMEF Presidente Campos Salles, escola que funciona em dois períodos e atende 1.023 alunos; a EMEI Antonio Francisco Lisboa, atendendo 316 crianças; a ETEC de Heliópolis que oferece cursos para comunidade, como: nutrição, edificações, entre outros, atende cerca de 1.000 estudantes e os CEIs Heliópolis I, II e III que, juntos, beneficiam cerca de 530 crianças de 0 a 3 anos e 11 meses.

O espaço oferece ainda Espaço Multiuso, com estrutura para receber 120 mil pessoas e que pode ser utilizado como teatro e cinema; um Ginásio Poliesportivo, com infraestrutura em padrões oficiais de competição proporcionando a realização de competições de futsal, vôlei, handebol e basquete. Segundo a gestora Marília de Santis, o CEU representa para o bairro a transformação de Heliópolis em Bairro Educador.
Estiveram presentes na inauguração, o arquiteto responsável pelo projeto, Ruy Ohtake, a Presidente da União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis (UNAS), Antonia Cleide Alves que “lembrou a luta de todos os movimentos do Heliópolis para transformar uma antiga garagem de prefeitura em um espaço de educação e dos benefícios que o Bairro Educador vais trazer para a comunidade”
A Subprefeitura Ipiranga esteve representada pelo subprefeito em exercício Luis Felipe Myabara.
Também estiveram presentes no ato o representante do Movimento Sol da Paz, Braz Rodrigues Nogueira, que também é Diretor da EMEF Campos Salles, vereadores Dalton Silvano, Ricardo Nunes, Reis e diversos secretários como Simão Pedro (Serviços); Jatene (Esportes), Nabil Bonduki (Cultura); Padilha (Relações Governamentais) entre outros secretários municipais.
A orquestra Juvenil Heliópolis do Instituto Bacarelli fezu ma apresentação na abertura do evento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário