quinta-feira, 27 de julho de 2017

Escritor do Ipiranga participou da Feira do Livro de Lisboa

Foto Carlos Alberto

A Feira do Livro de Lisboa em sua 87ª edição foi realizada de 1 a 18 de junho de 2017 no Parque Eduardo VII que se localiza na Praça Marquês de Pombal, Lisboa. É organizada pela APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros). Coube ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Souza a abertura do certame que foi acompanhado por comitiva de políticos e prometeu voltar, como de fato voltou, no dia 14 para prestigiar a feira e comprou seis livros, querendo com isso dizer que estava contribuindo para que o número de visitantes chegue a um milhão.
Considerada uma das maiores da Europa, esta feira acontece desde 1930 e é montada a céu aberto em duas largas alamedas separadas por um grande jardim gramado e cercado por ciprestes. Uma parte desse gramado é decorada por cipreste em forma de labirinto dando um visual peculiar. Com a presença de mais de 500 mil visitantes, a venda de livros alcançou a marca de 400 mil exemplares nos quase 300 estandes nos quais estiveram presentes cerca de seiscentas editoras e marcas editoriais.




Dia 1º de junho é o dia da criança em Portugal e por esta razão a feira teve, coordenada pela Biblioteca de Lisboa, várias atividades voltadas para o público infantil que incluíram atividades circenses, oficinas de ilustração, hora do conto, concertos ao ar livre, pinturas faciais, entre outras.
Os lançamentos foram feitos nas quatro Praças de Lançamento identificadas por quatro cores (verde, azul, vermelha e amarela), distribuídas da ao longo das duas Alamedas. Algumas editoras criaram seu próprio espaço para a sessão de autógrafos. Livros de autores de diversos países foram apresentados aos visitantes.
Esteve presente nesta 87ª Feira do Livro de Lisboa o escritor brasileiro e ipiranguista João Aparecido da Luz, que a convite da Editora Paulinas de Portugal compareceu para lançar internacionalmente seu livro “Dicas de Viagens em crônicas de quatro continentes”. Na oportunidade, ocupou a praça verde para apresentar seu projeto, e na sequência, iniciar a sessão de autógrafos a uma plateia muito concorrida que ao final da exposição fez perguntas das mais interessantes ao autor sobre os 22 países abordados em seu livro. O jornal português Diário de Notícias, de circulação diária há mais de 150 anos, publicou na sua edição de nº 54.107 matéria sobre o escritor brasileiro.
Uma área exclusiva para apresentação diária da arte culinária foi montada na entrada da feira. Preparando pratos ao vivo, constitui-se num dos setores mais concorridos por ensinar a fazer os mais variados pratos e quitutes. No campo das novas tecnologias, a feira disponibilizou Wi-Fi gratuito nas principais praças do recinto para que todas as atividades evento pudessem ser acompanhadas através das redes sociais.


[ Em Lisboa o Diário de Notícias e a LUSA publicaram matéria sobre o livro Dicas de Viagens[/caption]

João Aparecido da Luz
Autor de “Diário de Viagem” – Editora Scortecci
“Dicas de Viagens” – JAL Edições - Escritor, advogado, cronista de viagem
E-mail: joao.daluz@terra.com.br - Tel: 55 11 99731-3310
Membro da UBE União Brasileira de Escritores
Morador mais viajado do Ipiranga!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário